top of page

Aquarela

        

         A transparência da aquarela não pode ser igualada por qualquer outro tipo de pintura. Através das pinceladas o papel branco é revelado fazendo a pintura brilhar por dentro. É esta luminosidade que permite a você enquanto aquarelista, representar a luz de forma única: pode dar um sopro de vida aos retratos com tons de pele brilhantes e captar o movimento das nuvens, da chuva ou do sol no céu e na paisagem.

 

Transparência, frescura e força da cor:

 

         Quando misturadas com água, as tintas de aquarela fluem tão livremente que continuam mudando até estarem completamente secas. Use esta fluidez para criar uma série de manchas e texturas expressivas, intencionais ou espontâneas. Para temas como a pele, a fruta ou o vidro, que pedem uma abordagem sensível, use pinceladas suaves e fundidas, opte por trabalhar mais calmamente, deixando secar cada passagem de tinta antes de aplicar a seguinte. Cada camada brilha através das aplicações seguintes, criando veladuras de cores transparentes. Quando pintar com a técnica “úmido sobre seco”, os trabalhos são mais controlados permitindo resultados precisos e detalhados. Você pode pensar nas cores e na composição com a tinta, desenhar com pinceladas amplas e livres, de um modo pessoal. Quando trabalhar de forma rápida e convicta com pinceladas econômicas, o médium responde com agradável clareza. Apesar de ser possível planejar muitos dos efeitos, por vezes a aquarela reage de forma imprevisível e os resultados não são esperados.

         Esta espontaneidade pode parecer intimidante, mas use-a em seu proveito. Há muitas formas de trabalhar com aquarelas e o melhor método é o que você achar mais conveniente, que muda de acordo com a sua disposição, experiência e o tema do trabalho.

         Experimentar é a chave do sucesso na criação do seu próprio estilo.

bottom of page